Faculdade CDL

Projeto de Avaliação

O Projeto de Auto-avaliação da Faculdade CDL orienta-se para a missão institucional da educação superior e constitui-se em um processo sem desdobramentos de natureza controladora ou de fiscalização e sim participativo e de total transparência.

O processo de auto-avaliação na Faculdade busca dimensionar a relação entre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC´s) e as suas práticas a fim de poder reformulá-los no planejamento e nas ações futuras. Nesta perspectiva, considera-se fundamental aplicar uma metodologia que organize as atividades das unidades acadêmicas construindo um sistema integrado de avaliação.

A Faculdade compreende que a avaliação tem função formativa, com fins voltados para a consolidação de um processo de comunicação em que se possa apontar a partir do auto-conhecimento informações do funcionamento da Instituição em suas diversas dimensões.  Este projeto se apresenta como um meio para a sistematização e circulação destas dimensões de modo que a partir da apropriação das mesmas as ações reflitam a identidade da Instituição, evidenciando as suas realizações, potencialidades e fragilidades.

O processo de avaliação é contínuo e sistemático e tem a finalidade de promover o permanente aperfeiçoamento, a reflexão e a constante redefinição dos objetivos e das prioridades científicas e sociais da instituição acadêmica. Auxiliar a identificação e a formulação de políticas, ações e medidas institucionais que impliquem atendimento específico ou subsídios adicionais para a superação de problemas encontrados.

A avaliação interna se efetiva com a participação da comunidade acadêmica em geral, representantes em órgãos administrativos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de contar com a participação de membros da comunidade externa na qual a Instituição está inserida. Representa um mapeamento da realidade social, econômica e cultural e o levantamento de dados quantitativos e qualitativos relativos as atividades acadêmicas e administrativas.

Conforme a legislação em vigor, a avaliação da Faculdade CDL, nos moldes determinados pela CPA, tem por objetivo identificar o perfil Institucional e o significado da sua atuação, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, projetos de responsabilidade social e apoio ao corpo docente e discente, e demais atividades administrativas, respeitando a diversidade e as especificidades dos diferentes objetivos.

O Projeto de Auto-avaliação Institucional tem como objetivo sistematizar o processo de auto-avaliação institucional, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as características administrativas e acadêmicas da Faculdade, a fim de obter subsídios para a melhoria contínua de seus programas e projetos educacionais.

Os elementos coletados e analisados seguirão as dez dimensões e critérios estabelecidos na Lei do SINAES e detalhados no Roteiro de Auto-avaliação Institucional publicado pelo INEP, além do documento do Ministério da Educação: “Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior: Diretrizes e Instrumento”, que estabelecem os norteadores para elaboração dos instrumentos e das ações pertinentes ao desenvolvimento da avaliação externa.

Após a análise dos dados os resultados serão apresentados a comunidade acadêmica, em reuniões e encontros de avaliação, considerando os dados gerais, em seus diversos níveis, para que todos validem e elaboram planos de ação, sejam pessoais ou organizacionais.

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