Faculdade CDL


ESTRUTURANDO E ADMINISTRANDO O SEU NEGÓCIO

APRESENTAÇÃO:
O empreendedorismo, espírito inventivo e inovação, por si só, desassociados da técnica, do planejamento, do conhecimento e da pesquisa, não produzem efeitos desejáveis a médio e longo prazo. Tratar do assunto de forma incompleta e diminuta prejudica a longevidade e sustentabilidade do negócio.
O curso Estruturando e Administrando o seu Negócio caracteriza-se por sua abordagem múltipla e total, a fim de preencher gaps e dúvidas bastante comuns daqueles que pretendem iniciar o seu empreendimento de forma mais alicerçada, como também, aos negócios em operação, a fim de indicar novos rumos e direcionamentos necessários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conceituar empreendimento, negócio, empresa e o seu ciclo de vida (fases);
• Elaborar plano de negócios fundamentado na metodologia CANVAS;
• Definir estratégias com base no comportamento do consumidor chave do negócio (baby boomers, geração x, geração y, geração z);
• Instruir e orientar acerca da burocracia necessária para a formalização do negócio;
• Elaborar processos chaves e essenciais ao negócio;
• Definir indicadores de desempenho extremamente importantes para o controle e avaliação do negócio;
• Reforçar o conceito e importância da gerência na consecução dos objetivos pretendidos.
CONTEÚDO:
• Ciclo de vida das organizações;
• O porquê do negócio;
• Elaborando o plano de negócios (método CANVAS);
• Formalização do negócio;
• Conceito e aplicação do marketing de experiências versus comportamento do consumidor (baby boomers, geração x, geração y, geração z);
• Core process (processos essenciais);
• KPI´s – Indicadores de desempenho;
• Reuniões gerenciais;
• Acompanhamento, controle e avaliação;
• Ajuste das estratégias.
METODOLOGIA:
O conteúdo será ministrado com técnicas de ensino que estimulam o aprendizado contínuo do grupo, garantindo a aplicabilidade imediata do conteúdo aprendido. Serão compartilhados cases empresariais, exemplos reais do dia a dia e pontos de reflexão. Ao longo do curso, o grupo será dividido em equipes, dos quais, deverão elaborar e apresentar um plano de negócios, fundamentado na metodologia CANVAS, o que sintetiza, consolida e unifica toda a concepção do negócio em 09 blocos, ainda, os requisitos básicos no que tange a formalização do empreendimento, as estratégias, processos e controles essenciais, como também, previsão do capital para investimento.
(*)CANVAS (tradução em português quadro, tela), resultado de estudos e experimentações realizadas por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.
AO FINAL DO CURSO OS PARTICPANTES ESTARÃO APTOS A:
• Refletir sobre sua real competência e afinidade para com o negócio pretendido;
• Compreender os estágios, fases e ciclos de vida do negócio;
• Planejar e organizar o negócio de maneira profissional;
• Agir e atuar de forma sólida, sustentável e estratégica.
PÚBLICO ALVO: Empreendedores, gestores de pequenos negócios, profissionais e estudantes interessados no tema ou que possuem o propósito de adquirir conhecimento para gerir os seus atuais ou futuros negócios buscando informações para isso.
CARGA HORÁRIA: 20 h/a
FACILITADORES:
Djalma Feitosa e Paiva - Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial (UFC). Graduado Bacharel em Administração de Empresas (UNIFOR). Há 22 anos, na área ADMINISTRATIVA, com destaque aos Cargos de Gerente Administrativo (IBR, LOGRAN e FINPAR), Oficial de Gabinete e Administrador de Materiais, Patrimônio e Serviços Gerais (TJ-CE), Consultor Organizacional (BRATT Consultoria e DAFF Soluções Corporativas). Prática na liderança e condução de pessoas, realização de Diagnósticos Organizacionais, Elaboração, Implantação e Acompanhamento dos Planos de Ação. Há 14 anos, na área do ENSINO, desempenhou Cargo de Coordenador do Curso de Administração em uma Faculdade Local, Professor do Ensino Superior de Cursos de Graduação e Cursos Superiores Tecnológicos. Facilitador/Palestrante de Cursos de Capacitação, Extensão, Oficinas e Palestras. Atuou por 05 anos na área COMERCIAL, com destaque ao Cargo de Propagandista Vendedor Farmacêutico na Indústria de medicamentos (JANSSEN-CILAG, THERASKIN e CHIESI), Consultor Comercial no Segmento de Planos de Saúde (HAPVIDA) e Vendedor em uma Distribuidora Multimarca (COMECE).
José Maria Alexandre - Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2004) e com especialização em CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Diretor da Hepta Contadores Associados S/S Ltda, Prestador de Serviço do UNIAO DE EDUCACAO E CULTURA VALE DO JAGUARIBE LTDA e Professor de Faculdades em Fortaleza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
APRESENTAÇÃO
O empreendedorismo, espírito inventivo e inovação, por si só, desassociados da técnica, do planejamento, do conhecimento e da pesquisa, não produzem efeitos desejáveis a médio e longo prazo. Tratar do assunto de forma incompleta e diminuta prejudica a longevidade e sustentabilidade do negócio.
O curso Estruturando e Administrando o seu Negócio caracteriza-se por sua abordagem múltipla e total, a fim de preencher gaps e dúvidas bastante comuns daqueles que pretendem iniciar o seu empreendimento de forma mais alicerçada, como também, aos negócios em operação, a fim de indicar novos rumos e direcionamentos necessários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conceituar empreendimento, negócio, empresa e o seu ciclo de vida (fases);
• Elaborar plano de negócios fundamentado na metodologia CANVAS;
• Definir estratégias com base no comportamento do consumidor chave do negócio (baby boomers, geração x, geração y, geração z);
• Instruir e orientar acerca da burocracia necessária para a formalização do negócio;
• Elaborar processos chaves e essenciais ao negócio;
• Definir indicadores de desempenho extremamente importantes para o controle e avaliação do negócio;
• Reforçar o conceito e importância da gerência na consecução dos objetivos pretendidos.

CONTEÚDO
• Ciclo de vida das organizações;
• O porquê do negócio;
• Elaborando o plano de negócios (método CANVAS);
• Formalização do negócio;
• Conceito e aplicação do marketing de experiências versus comportamento do consumidor (baby boomers, geração x, geração y, geração z);
• Core process (processos essenciais);
• KPI´s – Indicadores de desempenho;
• Reuniões gerenciais;
• Acompanhamento, controle e avaliação;
• Ajuste das estratégias.

METODOLOGIA
O conteúdo será ministrado com técnicas de ensino que estimulam o aprendizado contínuo do grupo, garantindo a aplicabilidade imediata do conteúdo aprendido. Serão compartilhados cases empresariais, exemplos reais do dia a dia e pontos de reflexão. Ao longo do curso, o grupo será dividido em equipes, dos quais, deverão elaborar e apresentar um plano de negócios, fundamentado na metodologia CANVAS, o que sintetiza, consolida e unifica toda a concepção do negócio em 09 blocos, ainda, os requisitos básicos no que tange a formalização do empreendimento, as estratégias, processos e controles essenciais, como também, previsão do capital para investimento.

(*)CANVAS (tradução em português quadro, tela), resultado de estudos e experimentações realizadas por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.

AO FINAL DO CURSO OS PARTICPANTES ESTARÃO APTOS A
• Refletir sobre sua real competência e afinidade para com o negócio pretendido;
• Compreender os estágios, fases e ciclos de vida do negócio;
• Planejar e organizar o negócio de maneira profissional;
• Agir e atuar de forma sólida, sustentável e estratégica.

PÚBLICO ALVO: Empreendedores, gestores de pequenos negócios, profissionais e estudantes interessados no tema ou que possuem o propósito de adquirir conhecimento para gerir os seus atuais ou futuros negócios buscando informações para isso.

CARGA HORÁRIA: 20 h/a

FACILITADORES
Djalma Feitosa e Paiva - Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial (UFC). Graduado Bacharel em Administração de Empresas (UNIFOR). Há 22 anos, na área ADMINISTRATIVA, com destaque aos Cargos de Gerente Administrativo (IBR, LOGRAN e FINPAR), Oficial de Gabinete e Administrador de Materiais, Patrimônio e Serviços Gerais (TJ-CE), Consultor Organizacional (BRATT Consultoria e DAFF Soluções Corporativas). Prática na liderança e condução de pessoas, realização de Diagnósticos Organizacionais, Elaboração, Implantação e Acompanhamento dos Planos de Ação. Há 14 anos, na área do ENSINO, desempenhou Cargo de Coordenador do Curso de Administração em uma Faculdade Local, Professor do Ensino Superior de Cursos de Graduação e Cursos Superiores Tecnológicos. Facilitador/Palestrante de Cursos de Capacitação, Extensão, Oficinas e Palestras. Atuou por 05 anos na área COMERCIAL, com destaque ao Cargo de Propagandista Vendedor Farmacêutico na Indústria de medicamentos (JANSSEN-CILAG, THERASKIN e CHIESI), Consultor Comercial no Segmento de Planos de Saúde (HAPVIDA) e Vendedor em uma Distribuidora Multimarca (COMECE).

José Maria Alexandre - Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2004) e com especialização em CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Diretor da Hepta Contadores Associados S/S Ltda, Prestador de Serviço do UNIAO DE EDUCACAO E CULTURA VALE DO JAGUARIBE LTDA e Professor de Faculdades em Fortaleza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

PERÍODO: 24/02, 03, 10 e 17/03/2018 (sábados)

HORÁRIO: 8h às 13h

INSCRIÇÕES ATÉ: 23/02/2018 (6ª)

INVESTIMENTO:
Não Sócio: R$ 340,00
Associado CDL: R$ 306,00
Sócio Proprietário CDL/Aluno Faculdade CDL: R$ 170,00



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Rua 25 de Março, 882 – Centro
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(85) 3433.3040 - (85) 3464.5514
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