Faculdade CDL




Diante de um mundo globalizado e competitivo, o que irá diferenciar a sua empresa de todas as outras são as pessoas que nela trabalham e que podem prestar um serviço de excelência. Sabendo que o sucesso da sua empresa irá depender definitivamente das pessoas que dela fazem parte, ambas com perfis distintos, como extrair o melhor delas e obter resultados extraordinários?


A gestão de pessoas dentro das organizações irá fazer com que todos falem a mesma língua e dediquem o conhecimento delas para o melhor da empresa. A evolução dos tempos mudou a visão das pessoas nas organizações, fatores como tecnologia, projetos e processos têm possibilitado que empresas e funcionários modifiquem suas rotinas de trabalho com novas funções. Por isso, a gestão de pessoas entra como base no processo para planejar e desenvolver as melhores práticas relacionadas ao capital humano e o seu desenvolvimento.


Você quer conhecer de que forma o conhecimento pode mudar a visão do colaborador e quais os 5 pilares que fundamentam uma boa gestão estratégica? Confira o artigo que preparamos!


1) Motivação: funcionários motivados são mais criativos e receptivos

Para que o gestor possa conseguir desenvolver os demais pilares, ele precisa obter êxito nas ações de motivação. Funcionários motivados são mais criativos e receptivos a mudanças. Quando o colaborador fica desmotivado ele é bem menos produtivo, menos criativo e receptivo a mudanças. Pensando nas organizações como um todo, o mais importante é entender o que motiva uma pessoa a fazer parte dela. Podem ser os incentivos financeiros, a criação de campanhas e ações de engajamento do colaborador com a empresa, o relacionamento entre os colaboradores, o desenvolvimento e a gestão da carreira. Enfim, existe uma série de ações motivacionais e cada pessoa irá agir de uma forma diferente.


2) Comunicação: a empresa como um todo precisa se interligar

Para que a motivação ocorra de forma eficiente, é necessário que o primeiro fator, exposto anteriormente, possa surgir efeito dentro da organização. Não é somente uma comunicação centrada entre gestores e funcionários de um determinado departamento, mas a empresa como um todo precisa se interligar, criar e manter relacionamentos duradouros. Os gestores precisam incentivar a prática de uma boa comunicação todos os dias entre os colaboradores e seus superiores, sempre trabalhando em conjunto com o time para atingir o objetivo comum da organização. Mas que um processo de comunicação entre um emissor e receptor, por meio de um canal de comunicação, os colaboradores precisam ter em mente que, para a organização alcançar os objetivos propostos, faz-se necessário uma boa comunicação eficaz, seja por meio de um e-mail padrão ou conversas formais em reuniões de trabalho. É entender que a linguagem entre os amigos da faculdade é totalmente diferente da linguagem utilizada entre colaboradores e clientes, uma vez que tratamos de contextos empresariais e que exigem posturas adequadas para cada momento. As ações e campanhas internas e externas feitas pelo departamento de Comunicação e Marketing de uma empresa precisam refletir os valores organizacionais, que serão base para uma relação agradável e de confiança entre os colaboradores e todos os públicos envolvidos.






3) Trabalho em equipe: fica muito melhor quando todos estão na mesma sintonia

Uma empresa tem objetivos comuns para todos, por isso não faz sentido cada setor ou cada equipe ter os seus próprios objetivos de forma individual. São necessárias iniciativas que fazem com que o trabalho em equipe seja natural. Utilize a tecnologia a favor da sua equipe. Use softwares para o compartilhamento de atividades que estimulem o engajamento entre colaboradores, neste caso, recursos da gamificação são ferramentas importantes desenvolvidas pelos profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação capazes de alcançar estes objetivos. O trabalho em equipe fica muito melhor quando todos estão na mesma sintonia. Ao fazer reuniões ou confraternizações, conseguimos criar conexão entre os colaboradores, por isso, estimule momentos de interação fora do trabalho, isso pode variar desde a comemoração do aniversário das equipes ou um evento de confraternização no final do ano.


4) Conhecimentos, habilidades e competências: implemente as melhores práticas de
RH

Para que os tópicos anteriores sejam estruturados de forma eficaz, o sucesso será possível caso os funcionários possuam conhecimentos, habilidades e competências para desenvolver cada atividade. Por isso, é importante um ambiente agradável e que todos possam crescer juntos. Essa meta passa pelo setor de gestão de pessoas, por meio de um processo seletivo e construção de uma cultura de valor. A fim de que as melhores práticas de gestão de pessoas ocorram, identifique os pontos fortes e as oportunidades de melhoria entre os profissionais por meio de feedback, retorno sobre cada ação dos membros da equipe. Pratique a avaliação de desempenho baseada em competências e habilidades e realize processo seletivo transparente.


5) Treinamento e desenvolvimento do capital humano: realize a capacitação contínua dos colaboradores

O futuro colaborador de uma organização tem objetivos claros desde o momento em que envia o currículo e participa do processo seletivo. A capacitação de pessoas nas empresas pode acontecer por meio de cursos de extensão (curta duração), graduação ou pós-graduação. Realize o processo de treinamento constante e contínuo e obtenha o melhor da sua equipe para que, juntos, possam alcançar as metas.


Esperamos que você tenha gostado e se interessado pelos 5 pilares da gestão de pessoas e que consiga aplicar em sua organização. Realize o processo de treinamento constante e obtenha o melhor da sua equipe para que, juntos, possam alcançar as metas. Quer voar mais alto?



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