O MBA amplia as chances do profissional no mercado de trabalho, traz reconhecimento e permite o redirecionamento da carreira. Conhecer e aprender novos processos e estratégias, buscar uma nova qualificação, criar e manter relacionamentos são algumas das maneiras de se desenvolver na carreira, em um mercado cada vez mais competitivo. Cursos extras favorecem a troca de conhecimentos entre profissionais, possibilitam a atualização constante e o crescimento. A busca por novas experiências e conhecimentos é essencial para o desenvolvimento profissional. O mercado se modifica constantemente, novos processos e estratégias são desenvolvidos, novas tecnologias surgem e são implantadas nas empresas e os profissionais necessitam cada vez mais de uma constante atualização, que se faz por meio de um curso de pós-graduação.

Segundo o portal do Ministério da Educação (MEC), o Brasil tem 122.295 estudantes de pós-graduação. O levantamento é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). De acordo com Meirijane Anastácio, coordenadora dos cursos de pós-graduação da Faculdade CDL, a instituição tem o objetivo de capacitar profissionais com visão de negócios e mercado. "Almejamos oportunizar o graduado a prosseguir seus estudos ao se habilitar à docência e se especializar em áreas do conhecimento voltadas ao comércio, varejo, serviços e indústria, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não", disse.

Se você concluiu a graduação e pretende continuar nos estudos, não deixe de ler este artigo que preparamos para você. Seguindo algumas dicas, você está a um passo de ingressar no curso de MBA dos seus sonhos e alcançar o sucesso profissional.

Planejamento

O planejamento serve para qualquer área de sua vida. Seja no momento em que você vai iniciar um MBA, investir em um novo negócio ou comprar sua casa própria. Com o MBA não é diferente! É importante que você reflita e pense na relevância de um novo passo que dará em sua trajetória acadêmica. Pesquise qual a melhor opção. É grande a quantidade de cursos que são ofertados todos os anos. Somando-se experiências e habilidades, o conhecimento é fundamental para o seu sucesso profissional.

O MBA em meio à crise

Quem escolher um curso de MBA em meio à crise não deve deixar esse momento influenciar na vida acadêmica. É preciso que os objetivos profissionais que você pretende alcançar estejam claros. O MBA pode ser tanto um complemento para o que o aluno já conhece, como porta de entrada para uma carreira profissional. O que varia são as necessidades de cada um para o momento. Por exemplo: se você já tem experiência na área de Recursos Humanos, o MBA em Gestão de Pessoas vai aprimorar seus conhecimentos por meio da teoria. Ou se você ainda não possui nenhum conhecimento sobre ICMS, um dos mais importantes impostos, fazer um curso nesta área abrirá novos rumos profissionais, principalmente para você que pretende ingressar em uma área mais específica do curso de Ciências Contábeis ou Administração.

MBA é a melhor opção

Que o MBA é a melhor opção para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, isso você já se sabe! Mas é preciso pensar nos objetivos profissionais e acadêmicos que se deseja obter em curto e longo prazo. Os MBAs são direcionados para quem deseja aprimorar os conhecimentos de administração e gestão. As aulas acontecem em um ambiente que favorece a troca de conhecimentos. Você terá a oportunidade de vivenciar novas ideias com seus colegas de sala, seja por meio das apresentações de trabalho, congressos, palestras ou networking. É a oportunidade que você esperava para ampliar sua visão de mundo e adquirir novos conhecimentos sobre gestão, negócios e mercado.

Ensina a lidar com novos desafios

Iniciar um curso de MBA lhe traz novas responsabilidades, já que, quando você inclui mais uma tarefa em sua rotina, automaticamente lhe traz novos desafios. Saber administrar o tempo e as finanças, cumprir as atividades exigidas por cada curso, vencer o cansaço em um dia de trabalho e dedicar-se ao seu curso são alguns dos desafios diários enfrentados e que, com certeza, você os vencerá conseguindo, assim, alcançar seus objetivos.

Aumenta seu networking

Ampliar seu networking é fundamental para o seu desenvolvimento profissional, seja por meio de um curso de extensão, idiomas ou formação executiva. No MBA não é diferente! Ao iniciar um novo curso superior, novas mundos irão se abrir para você, inclusive em relação ao contato com colegas de profissão ou futuros parceiros de trabalho. Manter uma lista de contatos também possibilita o aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais, ferramentas indispensáveis para quem busca se diferenciar no mercado de trabalho.

Embora investir em MBA traga resultados financeiros somente em médio ou longo prazo, fazer um curso de pós-graduação aumenta as chances de ser reconhecido e ganhar visibilidade no mercado de trabalho ou em sua empresa. Se você busca melhores retornos financeiramente, fique atento aos cursos de pós-graduação e aperfeiçoe o seu currículo! Aprender novos conhecimentos, saber lidar com desafios e solucionar problemas são fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Quer voar mais alto?

SalvarSalvarSalvar