As 5 perguntas mais comuns sobre planejamento de vida profissional

O caminho pelo sucesso profissional passa pelo planejamento

Você já pensou em largar tudo e começar do zero? O caminho para o sucesso profissional também passa pelo planejamento. O plano é fundamental também para quem acredita já estar no caminho certo, mas procura novas oportunidades em sua área de atuação.

Em entrevista para a Revista Veja, Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, afirmou que muitas vezes a insatisfação está relacionada mais ao desenvolvimento de carreira do que à escolha da atividade propriamente dita. O problema é que algumas pessoas não sabem nem por onde começar quando o assunto é planejar a carreira.

Por isso, preparamos as principais 5 perguntas que todo profissional deve responder na hora de fazer o planejamento de vida profissional.

1. Eu amo o que faço?
Gostar do que você faz torna o trabalho mais leve e prazeroso de se fazer. Já imaginou como seria acordar todos os dias pela manhã para trabalhar com algo que você não tenha afinidade? Provavelmente deve ser uma sensação não muito agradável, não é mesmo? Procure gostar cada vez mais da sua profissão, busque capacitação profissional e aproveite as infinitas oportunidades que sua profissão possa ofertar.

2. Onde estou?
Quando se questiona "onde estou?", a intenção é ter referências sobre o lugar em que estamos e para onde se quer ir. Quais as ações para o ponto de partida? Preciso levantar dados e informações? É importante conhecer o lugar que lhe cerca, o contexto em que você se insere. Será necessário analisar todas as informações que tem para então fazer o que encontrar. Seu próximo objetivo está próximo de ser alcançado.

3. Aonde quero chegar?
Saber aonde você quer chegar pode fazer uma grande diferença na sua vida profissional. Sabe quais são os caminhos que deverá percorrer para chegar aos seus objetivos? Realize o planejamento da sua carreira de modo que fique claro quais cargos deseja ocupar na empresa e quais os passos necessários. Você pode iniciar como estagiário e ir conquistando novas possibilidades, de acordo com o plano de cargos da empresa que você colabora, como um auxiliar, assistente, supervisor e até grandes cargos de liderança e de supervisão de equipes.

4. Em qual local de trabalho desejo estar?
O clima organizacional conta muito para a satisfação e insatisfação do profissional. A empresa é um bom local para se trabalhar? Você se identifica com a cultura da organização? E quais os fatores de motivação? O local ideal é aquele que atende às suas expectativas.

5. Quais os meus objetivos?
Muitas decisões sobre o futuro profissional e pessoal precisam ser totalmente alinhadas com seus objetivos de vida. Sem planejamento e alinhamento, o risco de conviver em desequilíbrio é grande.

O ser humano, para ser realizado em todos os sentidos de sua vida, precisa buscar o equilíbrio necessário, claro, que nem tudo é como um roteiro fechado e algumas eventualidades podem ocorrer no caminho, entretanto, fazer um planejamento estratégico possibilita que você consiga lidar melhor com as dificuldades e imprevistos e continuar seguindo a jornada, em busca das suas metas.

Planeje a sua vida profissional e pessoal olhando sempre para frente e mantendo o equilíbrio entre ambas. Esta ação fará toda a diferença em seus resultados e conquistas, assim, sua felicidade será cada vez mais autêntica. O sucesso profissional dependerá das suas escolhas. Invista no seu conhecimento. O futuro está em suas mãos. É esse conhecimento, técnico e prático, que vai fazer você crescer ainda mais profissionalmente.