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A comunicação nas organizações assume papel essencial para o relacionamento da empresa com os diversos públicos. A gestão da comunicação mercadológica pode ser compreendida como um processo de planejamento de comunicação empresarial realizado por organizações sistêmicas, cientes de que a comunicação é um rico instrumento para posicionamento e valorização da marca, da imagem, identidade e reputação da empresa, seus produtos e serviços.


Quer saber mais sobre o universo da comunicação e sua gestão para o alcance de resultados? Veja 5 passos da gestão como estratégia na comunicação mercadológica que serão úteis para o seu desenvolvimento profissional!


1) Compreensão da origem do marketing: entenda a importância do marketing e sua relação com outras áreas

Diversos autores tentaram traduzir a palavra “marketing”, mas encontrar um único termo para atender ao que ele propõe é muito difícil. Marketing é uma expressão que deriva do latim mercari, que significa comércio, ou ainda comercializar. Alguns autores traduzem como comércio, outros como mercado ou mercadologia. Segundo o livro Planejamento da Gestão Estratégica da Comunicação de Marcélia Lupetti, nos Estados Unidos o marketing começou a ser caracterizado como corrente da área administrativa na primeira década do século XX. No Brasil, o termo “mercadologia” foi introduzido em 1947. Por isso, os profissionais formados em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Marketing, Administração, e áreas afins, precisam entender os conceitos relacionados para uma boa gestão.


2) Entender a importância da comunicação estratégica: crie um plano de comunicação estratégica que atinja a todos

O homem, desde a antiguidade, procurou se comunicar por meio de gestos, pinturas e textos. Com o passar dos tempos, a comunicação foi adquirindo formas mais claras e evoluídas, facilitando a comunicação não só entre os povos de uma mesma comunidade, mas entre comunidades diferentes. São componentes do processo de comunicação: emissor da mensagem, receptor, mensagem, canal de propagação, o feedback e o ambiente onde o processo comunicativo acontece. A comunicação tornou-se ainda mais significativa considerando a influência da globalização nos comportamentos organizacionais, que levaram a comunicação a ser considerada parte integrante do planejamento estratégico, das relações da empresa com o mercado e com as pessoas. Para a criação de um programa estratégico comunicativo que atinja a todos os membros, a clareza e transparência devem estar presentes.


3) Gestão de pessoas nas empresas: crie métodos de melhoria do desempenho dos colaboradores

A gestão de Recursos Humanos é o departamento dentro da empresa responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento de Pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os colaboradores passam por essa área, responsável pela admissão de pessoal e disseminação da cultura organizacional. Além disso, o setor:

- Ajuda a organização a atingir seus objetivos;

- Gerir a produtividade e a qualidade;

- Criar métodos de melhoria do desempenho dos colaboradores;

- Garantir um clima agradável e gerir mudanças internas.

 


4) Planejamento da comunicação e marketing: uma das mais importantes etapas para o gestor da comunicação

O planejamento de marketing é uma das etapas mais importantes no processo de gestão da comunicação mercadológica. Conheça seu público-alvo, ou seja, todas as pessoas e as organizações que o seu negócio impacta e para quem sua empresa necessita comunicar os produtos e serviços. Qual a percepção do seu público? Porque ele tem que procurar você e não o concorrente? Além disso, é importante que você:

- Tenha claros os objetivos de comunicação;

- Elabore a mensagem;

- Selecione os canais de comunicação;

- Estabeleça um orçamento;

- Mensure os resultados;

- Analise o contexto para tomada de decisão para próximas campanhas.


5) Novas tecnologias da comunicação e marketing: utilize-as em favor da sua empresa e alcance resultados extraordinários

As novas tecnologias da comunicação são utilizadas no marketing de forma integrada e com um objetivo em comum. As TICs são utilizadas de diversas formas, seja na indústria, comércio, setor financeiro. O desenvolvimento de softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios digitais. Criações como e-mail, chat, fóruns, agenda grupal, comunidades virtuais, entre outros, revolucionou a comunicação entre pessoas, sempre dando rapidez e vantagem aos processos. Outras ferramentas tecnológicas utilizadas nas organizações são:

- Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, dentre outras);

- Ferramentas digitais de automatização de marketing (RD Station, LeadLovers, Rock Content);

- Softwares de agendamento de publicações em redes sociais (Hootsuite, Revelabit, Buffer, Piqora).


Esperamos que este artigo tenha contribuído para a ampliação dos seus conhecimentos. Lembre-se que a gestão da comunicação, quando realizada de forma efetiva, favorece o envolvimento do colaborador com os princípios da empresa e o seu posterior desenvolvimento profissional.



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