5 motivos para ingressar na educação superior

Segundo o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, nos últimos anos o número de novas matrículas na educação superior subiu de forma expressiva, chegando a crescer em até 141%. A mais recente pesquisa sobre o Ensino Superior no Brasil mostra números de ingressantes e matrículas nas universidades em 2015 e projeções para 2016, por meio de um panorama geral do ensino no Brasil. A pesquisa destaca que somente em 2015 havia cerca de 7,8 milhões de alunos matriculados em instituições de ensino superior, destes, 6,5 milhões em cursos presenciais. Nas instituições privadas foram quase 6 milhões matriculados.

O Ceará concentra, em suas 53 instituições de ensino superior, 3,5% das matrículas em cursos presenciais, sendo que a Região Metropolitana de Fortaleza foi responsável por quase 159 mil matrículas (69%). Em 2014, na rede privada houve um aumento de 17% nas matrículas, atingindo a marca de 153 mil, contra 130,6 mil do ano anterior. Na rede pública, o índice teve um crescimento de 5,2%, totalizando 75,6 mil matrículas em 2014 contra 71,8 mil no ano anterior, é o que mostra a pesquisa do sindicato. Confira 5 motivos para ingressar na educação superior e como entrar na faculdade.

1 - Mais oportunidades na carreira

Não importa se você pretende continuar na vida acadêmica, tentar um concurso público, seguir a carreira empreendedora. Ter um curso superior possibilita muitas oportunidades de crescimento na vida profissional. Para quem está começando na carreira, participar de processos seletivos para estágio, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir experiência e ser efetivado ao final de tudo.

2 - Maior salário

O Brasil é um dos países em que o ensino superior mais influencia na carreira. Segundo  pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada pelo site Passeiweb, brasileiros com diploma superior podem ganhar 156% a mais que pessoas que portam somente o diploma de ensino médio.

3 - Ampliar conhecimentos e trocar experiência

Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem investe na formação. Ao cursar uma faculdade, além de você adquirir o conhecimento para o pleno exercício da sua profissão, terá a oportunidade de ampliar o relacionamento com professores já formados e com larga experiência de mercado, futuros colegas de profissão, oportunizando o fortalecimento do ciclo de profissionais que poderão te ajudar mais adiante.

4 - Facilitação por meio de programas educacionais

Sem grana para pagar a faculdade? Existem diversos programas educacionais que facilitam o acesso ao ensino superior, como o FIES e o Educa Mais Brasil. Conheça detalhadamente cada um dos programas de acesso à educação abaixo.

FIES: O Financiamento Estudantil, mais conhecido por FIES, é um programa do Governo Federal que concede até 100% o pagamento das suas mensalidades  com juros que cabem no seu bolso. É uma maneira de você financiar seu curso superior e pagar somente depois de formado, quando conseguir a efetivação no mercado de trabalho. A inscrição pode ser feita por meio do site: sisfies.gov.br
Educa Mais Brasil: O Educa Mais Brasil é um dos maiores programas educacionais que possibilita ao estudante o acesso ao ensino superior por meio de bolsas de estudo parciais. O programa tem parceria com mais de 15 mil instituições, entre universidades, faculdades, centros universitários e colégios, ofertando bolsas para os cursos de graduação e pós-graduação.

5 - Prepare-se
Ao concluir o ensino médio, vem o sonho de conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior. Para aquelas pessoas que estão há muito tempo sem estudar parece ser difícil, mas acredite: não é. Não importa quanto tempo você está parado, o importante é nunca perder o foco e acreditar em seus objetivos. Pense na possibilidade de incluir em seu orçamento financeiro um curso de preparação para o vestibular, para que assim você tenha acesso a conteúdos específicos que sejam cobrados em diversos processos seletivos, e facilitar ainda mais o sonho de entrar numa faculdade.

Seguindo nossas dicas, está clara a importância que a educação superior é chave para o sucesso profissional e possibilita o crescimento tanto profissional como pessoal, além de criar e fortalecer vínculos profissionais, permite que você tenha um melhor salário, mas a preparação é essencial. Tire proveito das nossas dicas e alcance o sucesso profissional e acadêmico.

Segundo a mesma pesquisa, a Região Nordeste é composta por nove estados que juntos somam 56 milhões de habitantes, 42 mesorregiões e 1.794 municípios. Está em segundo lugar em número de alunos matriculados em cursos presenciais no país, com cerca de 1,4 milhão ou 21% do total, apresentando, em 2014, um crescimento de 7% nesse número em relação ao ano anterior.
Veja a pesquisa na íntegra clicando aqui.