Faculdade CDL



10 razões para voltar a estudar

Algumas pessoas terminam o ensino médio e, depois de muitos anos, voltam a estudar. No ensino superior, encontram um ambiente totalmente diferente  daquele vivido na educação básica. Como adaptar-se a esse novo desafio? Preparamos 10 razões para você retornar aos estudos.

1. Planejamento pessoal

É importante que a sua vida pessoal esteja estabilizada, pois ser adulto é ter uma série de demandas diárias. Por isso, é essencial manter um equilíbrio na área pessoal, familiar e financeira.

2. Contato com a família

Nesta nova etapa, é importante que você mantenha os familiares informados de que conciliar faculdade, trabalho e família é uma enorme responsabilidade. Por isso, eles devem saber que você terá um tempo limitado.

3. Não ter medo da tecnologia

Estamos vivendo uma era totalmente tecnológica. E na faculdade não é diferente! As aulas e apresentações necessitam de um computador conectado à internet. Alguns adultos têm receio da tecnologia, portanto, é importante que você faça cursos nesta área e se familiarize cada vez mais com os recursos e benefícios da nova era tecnológica.

4. Providencie seu material

Além de perder o medo da tecnologia, é importante que você possua seu próprio computador ou smartphone com conexão à internet. Manter-se atualizado e conectado com o mundo digital, e suas novidades, irão lhe beneficiar como estudante e profissional.

5. Não tenha receio com relação à sua idade

É importante que você deixe de lado o medo de que a idade poderá interferir em algo. É comum ter em sala de aula professores jovens. Apesar da diferença, você estará lá para aprender e o professor para ensinar. Não tenha receios. Mantenha-se sempre aberto a novas ideias.

6. Conciliar trabalho com educação

Para quem cumpre expediente de oito horas por dia, a rotina torna-se naturalmente desgastante, principalmente para quem trabalha em grandes cidades e precisa
enfrentar o trânsito. A dica é: organização. Tente fazer acordos com a empresa e busque apoio da família. Planejar nunca é demais! Se você deseja voltar a estudar, converse com seu chefe e veja um horário mais flexível e que se adapte às suas necessidades. Outra opção, que está muito em alta hoje em dia, é investir em cursos de educação a distância.

7. Sua família é prioridade

Para os pais, os filhos são prioridade. Muitas vezes, eles dedicam grande parte do tempo aos pequenos fazendo com que outras atividades, também importantes, fiquem para trás. Além dos recursos financeiros para arcar com as despesas escolares dos filhos, o desafio é saber organizar suas finanças para que você se dedique aos estudos. Para encontrar tempo, conte com o apoio de membros da sua família, que podem te ajudar cuidando das crianças. Assim, você terá algum tempo livre para dedicar-se aos estudos.

8. Reserve um bom tempo

Uma das mais antigas desculpas também é uma das mais solucionáveis. Organize a sua agenda e priorize seus compromissos. Se o seu desejo é realmente conseguir um diploma, siga em frente e supere os desafios. Desligue-se de atividades, como navegar por muito tempo nas redes sociais ou hobbies específicos, e foque no processo seletivo. Tire proveito dos obstáculos, como a dura rotina no trânsito, para ouvir um podcast com aquela matéria que você necessita colocar em dia. Com algumas medidas, é possível organizar suas atividades e ainda reservar uma boa dose de tempo para cuidar da vida universitária.

9. Encontre motivação

A motivação, em resumo, é um motivo para praticar uma ação. Isso significa que você precisa buscar a motivação sabendo que ela é individual. Se você está com dificuldades de encontrá-la, deve seguir alguns passos: visualize o que você realmente deseja alcançar e medite durante alguns dias nesse objetivo. Procure sua dose diária de motivação e coloque-a em prática, mesmo nas pequenas atividades que te levarão a alcançar o que sempre sonhou.

10. Possibilidades infinitas

Pensando em mudar de carreira ou dar continuidade à vida acadêmica? Um curso superior é um excelente motivo para quem quer trocar de área. Além da formação técnica, você terá a oportunidade de conhecer pessoas da sua área que podem te ajudar na nova empreitada e ainda pode ser um grande passo para quem deseja empreender e montar seu próprio negócio.

Faça um excelente proveito das nossas dicas e coloque-as em prática. O sucesso profissional espera por você!

Share


Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Faculdade CDL
Rua 25 de Março, 882 – Centro
Fortaleza - Ceará
(85) 3433.3040 - (85) 3433.3041
faleconosco@faculdadecdl.edu.br